segunda-feira, 7 de março de 2011

♦ Natalie`s

Dia 8 de Março de 2011. Meu primeiro poste. E dia das Mulheres! 
Em favor disso resolvi fazer uma singela homenagem a duas grandes mulheres que me inspiram, sejam como pessoas ou por seus trabalhos.



  • Natalie Portman




Natalie Portman é filha única do médico israelita Avner Hershlag e da dona-de-casa, e agora sua agente, Shelley Stevens. Quando a atriz tinha apenas três anos, sua família se mudou para os Estados Unidos. A atriz é judia e vegetariana desde os oito anos, aderindo, mais tarde, ao veganismo. Portman frequentou a Universidade de Harvard, onde se formou em 2003 em psicologia e a Universidade Hebraica de Jerusalém,onde graduou-se em 2004.

Começou a fazer balé aos quatro anos de idade, mas foi aos doze que sua carreira como atriz iniciou. O seu primeiro papel foi em 'O Profissional' (Léon) onde vivia a pequena e nada frágil Matilda. A trama conta a tragica história de Matilde que com doze anos de idade vivência a morte de sua fámilia - seu pai, traficante de drogas, sua mãe, prostituta - irmã e seu irmão menor. Sem direção, Matilda acaba pedindo ajuda a seu vizinho, Léon, assassino prfissional. A partir daí várias coisas acontece envolvendo cada vez mais o telespectador. O laço entre Léon e Matilda é mantido por diálogos importantes para trama e a insistência da menina para que Léon a ensine sobre sua profissão, para que assim consiga vingar seu irmão morto.
Neste primeiro filme já temos o magnetismo que esta atriz nos proporciona. Ainda conta com a grande atuação de Jean Reno e  Gary Oldman.  Recomendo. (Trailer)

Natalie Portman não se destacou apenas por sua atuação, mas também pelas escolhas de seus filmes.
Como:


  • 'Todos dizem eu te amo' (Everyone Says I Love You) de Woodin Allen - faz várias referências a  grandes musicais.
  • dois filmes da saga 'Star Wars'.
  • 'Closer' - um dos meus filmes preferidos dela,  
  • 'Paris, je t'aime', 'A outra' (The Other Boleyn Girl), 'New York, I love you', 'Entre Irmãos' (Brothers) 
e, finalmente, os filmes que mais me marcaram:
Pelo último filme - que espero que vocês já tenham assistido (senão, corra para as montanhas e consiga uma cópia HE) Natalie ganhou seu primeiro Oscar como melhor atriz. Merecidíssimo. Eu não sei se vocês viram, mas pra mim o agradecimento dela foi o mais fofo e lindo de todos. O vídeo abaixo(infelizmente não consegui o video de boa qualidade. Sorru guys):

 





  • Natalie Merchant

 

Merchant foi cantora na banda 10,000 Maniacs, desde sua formação, em 1981, enquanto estudava na no Jamestown Community College. A princípio ela não tinha conhecimento de canto, mas acabou assumindo os vocais, junto com John Lombardo (guitarra, vocais), Rob Buck (guitarra), Steve Gustafson (baixo), Jerome Augustiniak (bateria) e Dennis Drew (teclados).
Em 1987, atingiu grande sucesso com o Album "In my Tribe", dois anos consecutivos na lista da Billboard e mais de um milhão de cópias vendidas. A turnê foi junto com a banda R.E.M.. Natalie se tornou grande amiga do vocalista Michael Stipe, dividindo interesses em assuntos sociais e políticos (ambos são democratas declarados). Embora a banda fosse como uma segunda família para Natalie, em 1992 os interesses dos membros foram se divergindo, culminando pela saída de Natalie da banda naquele mesmo ano, de forma amigável. Após o sucesso do álbum "MTV Unplugged" em 1993, Natalie deixa definitivamente a banda para ter carreira solo.
Seu primeiro álbum é Tigerlily, de 1995. Os singles lançados nos Estados Unidos tiveram boa venda na lista da Billboard: "Carnival", "Jealousy" e "Wonder". No Brasil, tais músicas foram veiculadas em rádios e na MTV.
Em 1998, Merchant lança Ophelia, uma álbum menos pop que o predecessor, dedicado ao escritor Allen Gisberg. Junto com o álbum, um vídeo (VHS apenas). Preocupada com efeitos ambientais dos CDs, foi uma das precursoras em lançar o CD em embalagens de papelão. Em 2001, o terceiro álbum gravado em estúdio, "Motherland" foi lançado nos Estados Unidos.
A partir das músicas tocadas na turnê de "Motherland", Natalie Merchant grava um disco com músicas folk tradicionais no The House Carpenter's Daughter, lançado em um selo próprio (Myth America).
Além disso, Natalie tem músicas gravadas com artistas como Michael Stipe, Susan McKeown, David Byrne, Tracy Chapman, Peter Gabriel, dentre outros. Gravou duas músicas em participação especial com Billy Bragg (and Wilco) as quais foram lançadas no álbum Mermaid Avenue de 1998.

Fonte: Wikipédia

Infelizmente não sei muito sobre a carreira de Natalie Merchant, mas sim sobre suas músicas. Há várias delas que deveriam ganhar destaque(The Living, Effigy, I'm Not Gonna Beg, The Letter, Kind and Generous...), mas há duas em especial, ainda mais nesse dia, que eu gosto mais. My skin e Ophelia.



"Eu fui tratada tão mal
Eu fui tratada assim durante muito tempo
Como se estivesse me tornando intocável

Eu sou uma flor que morre lentamente
No temporal da geada assassina
Doce virada amarga e intocável"

My Skin, de alguma forma, retrata bem como as mulheres foram e são tratadas ate hoje. Objetos, sem desejo ou vontade. Felizmente isso vem mudando. Ophelia retrata bem como essa mudança vem ocorrendo, os vários tipos de roptura que foi esteriotipado em cada época para que isso ocorresse. Sim, Ophelia é um pouco de cada uma de nós. 

Ophelia 

Ophelia de John Everett Millais - referente ao tragico fim de Ophelia na peça 'Hamlet'


Ophelia era uma noiva de Deus
Carmelita novata,
Nas celas da irmã, os sinos da clausura,
Soados na noite de seu casamento
Ophelia era a menina rebelde,

Uma sufragista de meia calça azul
Que curou a sociedade entre seus cigarros
E Ophelia era a queridinha de uma nação noturna
Coxas curvilíneas, olhos vivazes,
Amor era à primeira vista,
Amor era à primeira vista, amor

Ophelia era uma semi-deusa
Na Babilônia antes da guerra
Tão como estátua, uma silhueta
Em vestidos de noite de cetim preto

Ophelia era a amante para um jogador de Vegas
Signora Ophelia Maraschina
Cortesã da máfia

Ophelia era a rainha de circo, a bala de canhão feminina,
Projetada através de cinco arcos flamejantes
Para o aplauso selvagem e chocado
Para o aplauso selvagem e chocado
ei,

Ophelia era uma tempestade, ciclone, um maldito furacão,
Seu bom senso, sua melhor defesa desperdiçada e em vão

Por Ophelia saber toda sua aflição e toda dor que você tivesse
Ela se simpatizaria e secaria seus olhos
E o ajudaria a esquecer
E o ajudaria a esquecer
E o ajudaria a esquecer

A mente de Ophelia imaginava
Que você desejaria saber onde ela tinha ido
Para portas secretas pelos corredores
Ela os vagaria sozinha
Todos sozinha 


P.s.: Optei pela montagem de videos, que mostra diversos filmes bons sobre o tema (olhem a descrição do video, no youtube, que lá esta todos os nomes dos filmes), mas para quem quiser ver o clipe original( que vale a pena, tem abertura instrumental - linda!) é só clicar aqui Ophelia.

Primeiro poste POSTADO! ;**

3 comentários:

  1. Olá!!! E bem vinda ao mundo dos blogs! (não que eu esteja com muito tempo e paciencia pra dar ao meu, mas sempre gosto de passear por aqui)
    A aparência do blog está fantastica, e embeveci-me pelo Mikey e pela Minie aqui do fundo *.*

    O (primeiro!) poste esta fantastico! a Natalie Portman é uma das minhas atrizes perferidas. Adoro o trabalho e fiquei super contente por a Academia lhe ter atribuido o Oscar! Ela mereceu-o muito bem merecido!
    Quanto a Natalie Merchant, já tinha ouvido mas não posso dizer que conheço o trabalho. Sei muito pouco, ou pelo menos sabia muito até ler o poste!

    Continua assim!
    E sou a primeira seguidora do Frases em Frações! WOOOOOOOOWWWWWWW
    beijo da Íris.

    p.s.: já não oiço nada de ti à tanto tempo!!!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaah! Iris, brigada.
    Sei que dei uma sumida, mas ando fazendo tanta coisa que mal tenho tempo de entrar nas comunidades.
    Vi no seu perfil que vc ta blogando no Siri Ahcor e to atras de parcerias. Assim como o seu blog, nesse estilo. Se quiser parceria...

    Sobre o fundo, demorou um pouco pra fazer, mas valeu a pena. Tbm adoro o Mickey e a Minie ali de fundo. Tao cute.

    Como vc gostou do poste das Natalies e ama livro sobrenatural tanto quanto eu. Depois dá uma passadinha em S.o.S e em Live-action que to falando sobre True Blood *-*

    Primeira a seguir o Blog AEEEEE \o////
    agora recomenda pra todo mundo, que quero ver o Blog bombar. HEHEHE

    Briagada, Iris. ;*

    ResponderExcluir
  3. Heeeeeeeeeeeey! _o/

    Primeiramente AMEI o visual do seu blog. Está de parabééns!! ( Owwn Mickey! *-* ) Mas eu não estou conseguindo te seguir... =/

    Segundo, seu post. A Natalie é uma excelente atriz. Não é muito frequente encontrar atrizes no nivel dela.

    E como a Íris não conheço muito o trabalho da Natalie Merchant. Mas pelo que eu vi lá em cima me parece interessante. x)

    Beeeijos!

    ResponderExcluir